terça-feira, 11 de março de 2008

O labirinto

EDUCAÇÃO FÍSICA É GINÁSTICA?
Os gregos diziam que sim,platão já via na ginástica uma forma de cuidado corporal dos quais saúde,força e outros bens físicos.
Dois séculos após platão,não existia só aquele conceito.Formou-se mais um que provoca modificações anatômicas e fisiológicas no corpo humano.
EDUCAÇÃO FÍSICA É MEDICINA?
A Educação Física é medicina pois para um professor conseguir seu status profissional,passa por conhecimentos anatômicos,fisiológicos e outras disciplinas afins que são ligadas a medicina.
EDUCAÇÃO FÍSICA É CULTURA?
Como a Educação Física é ginástica ela é cultura pois os soviéticos têm a ginástica como uma cultura,assim como o basquete é para os norte-americanos.
EDUCAÇÃO FÍSICA É JOGO?
É um jogo mas não totalmente focado nele,pois podemos práticar apenas por prazer,saúde,desenvolvimento fisiológico etc...
EDUCAÇÃO FÍSICA É POLÍTICA?
Logicamente que é,tendo poder até de acabar com guerras,impôr a paz fazer os políticos construírem estádios para eventos esportivos etc...
EDUCAÇÃO FÍSICA É ESPORTE?
Tanto é esporte que para muitos o esporte é motivo de prazer,divertimento e descanso para o corpo,sendo favorável a saúde da pessoa.
Rodrigo Mascarenhas Coni

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Rodrigo Coni,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Concernente aos critérios, você não cumpre com os dois primeiros porque: primeiro, você não apresenta o texto, pois começa a escrever sobre o assunto diretamente como se tivesse sido pensado por você. Lembre-se, você resumiu um texto que você leu, logo, você deve falar ou escrever sobre ele tal como alguém fala de um objeto a frente, separando-se dele. Para tanto, irei sugerir uma forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Analisando seu texto mais de perto, a parte que você expõe sobre a ginástica está razoável, podendo ser melhorada. Mas, o que me chamou mais a atenção foi a exposição sobre a medicina. O autor não diz que a educação física é medicina, ou seja, ele não assume essa afirmação, ele a problematiza. Portanto, a idéia não é tão lógica assim, na verdade o autor diz que por conta do vínculo histórico que o corpo e a ginástica estabelece com a noção de físico\matéria humana, os currículos da educação física possuem muitas disciplinas biomédicas, algo que, por estar vinculado à medicina, proporciona um certo status. Referente à cultura, você faz parecido com o que fez com a medicina. Parte de uma lógica que não é sustentável. Repare, você não pode afirmar que educação física é cultura só porque os soviéticos a consideravam assim. Mas sim, você deve retirar do texto por que os soviéticos encaram a ginástica como cultura. Para lhe ajudar, adianto que a questão é simples. O autor diz que a educação física está atrelada à cultura na medida em que a primeira trabalha com manifestações da segunda: a dança, o desporto, as lutas, os jogos etc. Quanto ao que você expõe do jogo, está muito incompleto. Consigo identificar a idéia porque li o texto, mas, pensando que um resumo serve justamente a quem não leu o texto, mas que deseja por ele se interessar, é preciso deixar as coisas mais claras. Quando fala da política, você expõe uma afirmação que não existe no texto. O autor diz que a educação física está envolvida com a política porque seus elementos como o esporte servem à política, conseqüentemente ela também participa. O mesmo você faz com o esporte, e não escreve sobre ciência.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.